domingo, 7 de junho de 2009

Símbolos da Ordem parte 5 - A História da Ordem DeMolay no Brasil

Meus Irmãos, segue abaixo mais um Capítulo sobre a simbologia de nossa Ordem. Dessa vez, sobre a história da Ordem DeMolay no Brasil. É uma parte necessária que irá cair no Teste para a Elevação.

A HISTÓRIA DA ORDEM DeMOLAY NO BRASIL

O primeiro Capítulo DeMolay no Brasil foi fundado em 1980, na cidade do Rio de Janeiro, pelo Tio Maçom Alberto Mansur, tendo como Mestre Conselheiro seu filho, sendo logo seguido por Capítulos em Barra Mansa (RJ), Pelotas (RS) e Caicó (RN).

O International Supreme Council tinha como regra que um país poderia ter o seu próprio Supremo Conselho após fundar 25 Capítulos, o que no Brasil ocorreu em 1985, com a criação do SCODB após a fundação do Capítulo "Grande Rio", na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1985 também foi fundada a primeira Corte de Chevaliers do Brasil (Corte Grão Mestre Arlindo dos Santos), no Rio de Janeiro, e em 1993 o primeiro Convento de Cavaleiros (Convento Sir Percival de Gales), na mesma cidade.

Em 1995 foi fundada a Associação de Seniores DeMolay do Brasil no Paraná, mais tarde alterado para Associação DeMolay Alumni Brasil.

Hoje há cerca de 650 Capítulos DeMolay, 120 Conventos de Cavaleiros, 80 Cortes de Chevaliers e 1 Preceptório da Legião da Honra. Há mais de 70.000 membros iniciados no Brasil.

Em 4 de novembro de 2006, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, com uma comitiva de mais de 40 pessoas se dirigiu para Assunção, capital do Paraguai para a presenciar e auxiliar nos trabalhos de Instalação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Paraguai (SCODP), que conta com 5 Capítulos, 2 Conventos e 1 Távola de Escudeiros, efetivando assim a Ordem DeMolay no Paraguai.

Está aí mais um capítulo da série Símbolos da Ordem.

Fraternalmente,

João Victor"
Mestre Conselheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário