quinta-feira, 28 de maio de 2009

Símbolos da Ordem parte 4 - O Brasão da Ordem DeMolay

Brasão DeMolay

A COROA simboliza a Coroa da Juventude, que nos lembra as sete Virtudes Cardeais de um DeMolay. É um símbolo de Realeza e Poder, que deve ser a mesma pertinente ao caráter de todo o jovem que souber compreender e trazer consigo o exemplo das virtudes enunciadas pela Ordem como cardeais, que só serão obtidas com o tempo e com experiências da vida. É necessário ressaltar que "a Coroa é um símbolo de Realeza e Poder, que deve ser a mesma pertinente ao caráter de todo o jovem que souber compreender e trazer consigo o exemplo das virtudes enunciadas pela Ordem como cardeais, que só serão obtidas com o tempo e com experiências da vida".
OS RUBIS, dez no total são simbólicas do Fundador Frank S. Land, e dos nove DeMolays originais - Louis G. Lower, o primeiro DeMolay; Ivan M. Bentley; Edmund Marshall; Gorman A. McBride; Jerome Jacobson; William W. Steinhilber; Elmer Dorsey; Clyde C. Stream e Dalph Sewell.
O ELMO é emblemático da nobreza, sem a qual não haveria o caráter.
A LUA CRESCENTE é um sinal de segredo e serve para relembrar os DeMolays do seu dever de jamais revelar os segredos da Ordem ou trair a confiança de um amigo.
A CRUZ BRANCA DE CINCO BRAÇOS simboliza a pureza de intenções e o lema da Ordem: "Nenhum DeMolay fracassa como cidadão, como um líder ou como um homem".
AS ESPADAS CRUZADAS denotam Justiça, Força e Cortesia. Elas simbolizam a incessante guerra do DeMolay contra a arrogância, despotismo e intolerância.
AS ESTRELAS em torno da Lua Crescente são simbólicas da esperança e sempre nos relembra das obrigações que um Irmão da Ordem tem para com o outro.
A COR AMARELA predominante, significa a luz.
A COR VERMELHA - significa força, energia e coragem.
A COR AZUL - está para equilibrar o vermelho, formando o homem perfeito.


Mais um Capítulo da Simbologia da Ordem que irá cair no Teste para Elevação.

Estudem

Fraternalmente,

João Victor"

Mestre Conselheiro do Capítulo

REUNIÃO RITUALISTÍCA - 30/05/2009 ÁS 16:30

REUNIÃO RITUALISTÍCA
Data: 30/05/2009
Horário: 16:30

Obs.: Fazer o possível para chegar no horário estipulado.

Abraço fraternal.

Ass.: Ir. Pablo Renan

sábado, 23 de maio de 2009

Símbolos da Ordem parte 3 - A simbologia da Capa dos Oficiais

As capas - As capas são paramentos de uso exclusivo dos 23 oficiais de um capítulo. Nenhum DeMolay que não ocupe cargo, deverá usá-las, a não ser de casos de substituição de algum oficial faltoso. A capa possui o mesmo símbolo do manto, indicando assim a realeza e a nobreza.

Significado das cores da capa - O interior da capa, a cor vermelha, representa o sacrifício do nosso eu, para o nosso aprimoramento e evolução. Já a cor branca representa a união de todas as cores ou a luz em sua plenitude. A cor preta representa o mistério, simboliza a morte na qual as forças da vida são transformadas do ponto de vista humano.

A vestimenta Alvi-negra - A vestimenta alvi-negra (camisa branca social, calças, meias e sapatos pretos) simboliza a dualidade entre os opostos, assim como a luz é oposta à sombra. Outro fato importante, é que a vestimenta alvi-negra não é usada com frequência nos outros países, sendo introduzida no Brasil pelo grupo de maçons que instalaram a ordem em nosso país.


Um pouco da Simbologia de nossa Capa.

Fraternalmente,

João Victor"


Baile das Debutantes (NOTÍCIA RUIM)

- Por motivos de ordem maior, sendo mais especifico da comissão de organização do BAILE DE DEBUTANTES, onde de acordo com a mesma a entrada franca e ajuda dos membros do Capítulo não se fazem mais necessárias. 
..
- Irmãos isso é só uma questão de organização, nada pessoal.
..
- É claro que tal Comissão não é composta por Membros do Conselho Consultivo. 
..
- Portanto se algum DeMolay quiser ir terá que pagar como qualquer outro. Porém nossa entrada terá um desconto de 50%, ou seja, passa de R$20,00 para R$10,00.

Post criado pelo Ir" Pablo Renan

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Símbolos da Ordem - Parte 2: Os Diáconos e suas Pombas


Continuando a série, chegou a vez dos Diáconos. Exatamente como na Maçonaria, que tem essa mesma função, os Diáconos têm como símbolo a Pomba.

Desde a formação da Grande Loja Unida da Inglaterra, em 1813, a Pomba com um Ramo de Oliveira no bico passou a ser associada ao Diácono. Mas não precisamos ir muito longe para relacionar isso à história Bíblica de Noé, onde a Pomba é a Mensageira da presença de terra, assim como o Diácono também é um Mensageiro.

Contudo, os antigos manuais Maçônicos atestam que a Pomba é símbolo de celeridade, por isso essa deveria ser a explicação preferida, até porque nossa Pomba não carrega o Ramo de Oliveira - mas não é necessariamente a única interpretação.




Este artigo foi feito pelo Tio/Irmão Marcelo Brito
do Blog: http://demolay.blogspot.com

Símbolos da Ordem - Parte 1: Conselheiros e seus Malhetes


"O Bastão do Mestre de Cerimônias é como um para-raios de energia".
"Os Diáconos têm pombas para poderem andar pelo Capítulo".

Essas são algumas interpretações "simbólicas" sobre alguns emblemas e objetos de trabalho da Ordem DeMolay. Estão erradas? São verdades? São as mais profundas besteiras? Muito difícil responder.

O autor de nossos Rituais, Frank Marshall, nos deixou quase nenhuma literatura, principalmente sobre nossos símbolos. Acrescente-se a isso o fato de muitos deles terem sido alterados ao longo das décadas sem muita explicação e como resultado final temos uma salada de gosto bem duvidoso.

Assim, iniciarei uma série sobre nossos símbolos, adornos e materiais usuais de nosso Ritual DeMolay. Deixo muito claro que esses textos não representam posição oficial nenhuma, mas somente os resultados de minha pesquisa. Sempre que possível, citarei as fontes e estimulo amplamente o debate, acréscimos e sugestões.

Vamos lá:


1. Conselheiros e seus Malhetes

"Talvez nenhum material ou símbolo em Loja é possuidor de interesse tão profundo e absorvedor aos membros que o malho ou malhete do Mestre. Nada em toda a extensão de apetrechos e fórmulas Maçônicas pode se vangloriar de uma antiguidade tão inequivocadamente remota", de acordo com Joseph F. Ford, em Early History and Antiquities of Freemasonry.

Num senso inicial, o Malhete simboliza autoridade, comando e coordenação do Mestre Conselheiro e, em menor grau, dos Primeiro e Segundo Conselheiros. Não são cruzados por estarem em repouso, mas sim por serem dois, denotando esse "poder".

Com esse sentido, o malhete é tão antigo quanto a mitologia. Um dos mais conhecidos representantes é o deus germânico Thor. Além disso, esse Martelo controlava também os raios e trovões, iluminando tudo ao seu redor. Na mitologia Indiana, o deus Parashurama toma posse da terra ao jogar um machado sobre ela.

Poucos certamente são os Capítulos que aceitariam um desrespeito de seus membros às instruções dadas pelo Mestre Conselheiro através das batidas de seu Malhete, que coordenam os membros como um general faz com suas tropas.

Esse é um símbolo e uma distinção conferidos diretamente por eleição, e os portadores dos Malhetes automaticamente se tornam os líderes desse grupo.

Uma das maiores honras, se não a maior, que um Capítulo pode fazer a alguém que o visita é oferecer o Malhete para a condução dos trabalhos, apesar dessa ser uma prática desencorajada.

Pelo Tio/Irmão: Marcelo Brito
Do Blog: http://demolay.blogspot.com

Nova Série sobre a Simbologia da Ordem - Teste para a Elevação

Meus Irmãos,

Na próxima postagem irei escrever sobre a Simbologia de nossa Ordem que cairá no Teste para a Elevação ao Grau DeMolay. Resolvi fazer assim, para melhorar vossos estudos sobre nossa Simbologia. Basicamente, tudo que eu colocar aqui irá cair no nosso teste. No mínimo será um post por dia falando sobre o assunto.
Espero que isso vos ajude.

Sem mais para o momento, rogo ao Pai Celestial que nos ilumine sempre.

Fraternalmente,

João Victor"
Membro Ativo do Capítulo Serra-talhadense nº721

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Reunião Ritualística de Número XXIX

Estimados Irmãos,

Deu-se nesta quinta-feira, 21/05/2009 às 19:50h uma Sessão Extraordinária Ritualística no Grau Iniciático, para tentarmos reestruturar nosso Capítulo e discutir outros assuntos, entre eles, o XX Baile das Debutantes.
Informo também que a nossa próxima reunião será realizada no sábado, 30/05/2009 na A.'.R.'.G.'.B.'.L.'.S.'. União do Pajeú nº44, às 16:30h como de costume.

Sem mais para o momento, rogo ao Pai Celestial para que Ele sempre nos ilumine e guarde na nossa Jornada Terrestre.


Fraternalmente,

João Victor da Silva Santos"
Membro Ativo do Cap. Serra-talhadense nº721

Serra Talhada - PE, 21/05/2009